sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Como era romântico aquele "trem"...









HISTORICO DA LINHA: O Ramal Sul do Espírito Santo, assim denominad
o pela Leopoldina teve sua origem na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina em 1908. A Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado, e para Rive, do outro, bifurcando na estação de Matosinhos (Coutinho). Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais, na linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26/10/1972. O outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua erradicação, em 05/11/1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até próximo à estação de Coutinho, para transportar mármore e granito das diversas serrarias dessas pedras que existem na região.

A ESTAÇÃO: A estação de Celina foi inaugurada em 1913 (*), no prolong
amento do ramal, aberto entre Alegre e Espera Feliz, na linha do Manhuaçu, em Minas Gerais. Há fontes que citam a data de 24 de setembro desse mesmo ano, e até em maio do ano anterior, 1912. "Consegui através de uma Sociedade dos Amigos de Celina (SOCELI) salvar e restaurar a nossa estação ferroviária, motivo de muito orgulho para todos nós celinenses. Hoje ela está totalmente restaurada, como os ingleses a construíram no inicio. :



Bela casa em frente à antiga estação ferroviária, em Celina. No dístico sobre as janelas, a data da construção: 1926. Oitenta e dois anos depois, ela está abandonada, mas mantém a imponência (Fotos Ralph M. Giesbrecht, outubro de 1926). do século passado, e abriga o cartório de registro civil e a agência dos Correios do distrito de Celina.
Atualização: 17.12.2008
Página original elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.
Adapatação: Júlio Paraizo

2 comentários:

  1. Olá Júlio,

    Sou de Celina, mas faz 05 anos q moro em Vitória!

    Tenho um blog sobre o lazer no ES e escrevi sobre a nossa cidade também:


    http://capixabaquersairdecasa.blogspot.com/2011/01/celina.html

    Usei algumas fotos suas, espero que não se imprte, adorei o blog!

    Saudações celinenses!

    ResponderExcluir
  2. Morar em Celina é maravilhoso. É viver bem, é estar em paz de bem com a vida, com a natureza,
    enfim, viver em Celina é ser feliz sempre.

    ResponderExcluir