sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Celina - Fatos e Fotos


Me lembro que acompanhei muitas vezes a tropa do Sr. Duxo. Eram mais ou menos 30 animais (entre mulas e burros) que saiam durante a madrugada carregando no lombo dois balaios cada um, enfrentando chuva, frio e outras intempéries...

Era comum o primeiro animal, aquele que servia de guia, trazer no pescoço uma carreira de pequenos sinos. A medida que ia andando os sinos tocavam anunciando a presença da tropa.

Geralmente quando retornavam ao distrito, os balaios vinham carregados de café recém colhidos nas lavouras da periferia e eram entregues nos armazéns para serem beneficiados.

Existiam centenas de produtores. A tropa trabalhava os 30 dias do mês e mesmo assim não dava conta de tanto café. Celina era um dos distritos que mais produzia café no sul do Espírito Santo.

Era um café de altíssima qualidade e muito valorizado no mercado.

O distrito era populoso e o comércio excelente. Tem algumas empresas que estão no mercado nacional até hoje, que começaram suas atividades em Celina. Destaque para as Casas Lealtex, Casas Franklin e Casas Beber.

7 comentários:

  1. eu vou ai na semana santa, meu sonho é conhecer a cidade que tem meu nome.

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe já é falecida, mas sempre falava em Celina! Segundo ela, os avós dela eram praticamente donos de Celina. Não sei até onde essa história é verídica, mas ela falava com muito carinho sobre os avós e o lugar onde ela viveu por muitos anos e os avós também. O nome dele era Augusto Nunes Gouvêa, e ainda vivem em Guaçui muitos de seus descendentes. Eu não conheço o lugar, mas tenho muito carinho por Celina só em saber que foi o lugar que meus avós e minha mãe moraram por tantos anos.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe já é falecida, mas sempre falava em Celina! Segundo ela, os avós dela eram praticamente donos de Celina. Não sei até onde essa história é verídica, mas ela falava com muito carinho sobre os avós e o lugar onde ela viveu por muitos anos e os avós também. O nome dele era Augusto Nunes Gouvêa, e ainda vivem em Guaçui muitos de seus descendentes. Eu não conheço o lugar, mas tenho muito carinho por Celina só em saber que foi o lugar que meus avós e minha mãe moraram por tantos anos.

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe já é falecida, mas sempre falava em Celina! Segundo ela, os avós dela eram praticamente donos de Celina. Não sei até onde essa história é verídica, mas ela falava com muito carinho sobre os avós e o lugar onde ela viveu por muitos anos e os avós também. O nome dele era Augusto Nunes Gouvêa, e ainda vivem em Guaçui muitos de seus descendentes. Eu não conheço o lugar, mas tenho muito carinho por Celina só em saber que foi o lugar que meus avós e minha mãe moraram por tantos anos.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada em saber que existe uma cidade com o meu nome. Vou me programar para conhecer. Muito legal!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei encantada em saber que existe uma cidade com o meu nome. Vou me programar para conhecer. Muito legal!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, minha mãe, com irmãos e pais eram de Celina. Preciso encontrar o óbito do meu avô que morreu em Celina, alguém pode me ajudar? Sou Luciana e meu email é lucianaraposo1@yahoo.com.br
    Muito obrigada, Luciana

    ResponderExcluir